Trabalhadores de distribuição e comércio estão hoje em greve

Os trabalhadores de distribuição e comércio estão hoje em greve na véspera de Natal para exigir o encerramento aos domingos e feriados e aumento salarial, segundo o CESP - Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal.

Notícia

© iStock

Lusa
24/12/2022 06:35 ‧ 24/12/2022 por Lusa

Economia

Greve

"Nesta véspera de Natal, os trabalhadores do comércio vão estar em greve pelo aumento dos salários, condições dignas de trabalho e pela negociação dos Contratos Coletivos de Trabalho sem perda de direitos", refere o CESP, em comunicado, salientando que a precariedade do trabalho e na vida "é a realidade" que assola os trabalhadores deste setor.

Com a inflação, "sobretudo em bens essenciais e na energia, que tem feito desvalorizar os já baixos salários de quem trabalha no comércio, estes trabalhadores diariamente colocam as etiquetas com o aumento dos preços, mas não veem aumentos nos recibos de vencimento ao final do mês e leem nos jornais os lucros recorde das empresas", sublinha o sindicato.

O CESP pede ainda, além de aumentos e das negociações dos contratos coletivos de trabalho, a "valorização das carreiras profissionais" e "tempo para a vida pessoal e familiar". 

De acordo com o CESP, estão previstas várias concentrações no país, entre elas em Braga, na Praça da República (Arcada), às 10:00, em Lisboa, frente ao Continente Bom dia no Martim Moniz, às 11:00, em Coimbra, na Praça 08 de Maio, também pelas 11:00 e em Matosinhos, junto à Mercadona, com um piquete de greve às 05:30. 

  

Leia Também: Natal? Multibanco espera atingir "novo recorde de transações" hoje

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas