O primeiro prémio do sorteio do Euromilhões de terça-feira, dia 27 de dezembro, está a caminho de Portugal, uma vez que o apostador vencedor registou o boletim em solo nacional. São 26 milhões de euros a voar até à carteira de alguém, mas 20% ficam pelo caminho e vão diretamente para os cofres do Estado.
"Os prémios atribuídos de valor superior a 5.000,00 euros estão sujeitos a imposto do selo, à taxa legal de 20%, nos termos da legislação em vigor", pode ler-se no site dos Jogos Santa Casa.
Quer isto dizer que o vencedor, que ganhou qualquer coisa como 26.956.990,00 euros, terá que desembolsar cerca de cinco milhões de euros em impostos, o correspondente a 20%.
De acordo com os Jogos Santa Casa, houve um jogador em Portugal que acertou nos cinco números e duas estrelas da chave vencedora e conquistou o 'jackpot'.
Não houve mais totalistas, mas dois apostadores no estrangeiro conseguiram um segundo prémio, no valor de 259.877,42 euros, e outro um terceiro prémio, de 121.475,27 euros.
Ganhei o Euromilhões. E agora?
Para reclamar os prémios de valor igual ou superior a 5.000 euros deverá "preencher o formulário online e dirigir-se às instalações do Departamento de Jogos para a respetiva identificação pessoal", explicam os Jogos Santa Casa.
"O prazo de pagamento de prémios superiores a 150 euros termina no prazo de 90 dias a contar da data do concurso das apostas mútuas, ou da data da extração da Lotaria Nacional a que respeite ou ainda da data do fecho do jogo de raspadinha online", pode ler-se.
Mais informações aqui.
Leia Também: 2022 termina em grande: 'Jackpot' do Euromilhões saiu em Portugal