'Não se pintem de verde'. DECO quer combater greenwashing (sabe o que é?)
Campanha da DECO é lançada com o mote 'Greenwashing: Não se pintem de verde! Contem as coisas como elas são'.
© Shutterstock
Economia greenwashing
A DECO anunciou, esta quinta-feira, o lançamento da campanha 'Greenwashing: Não se pintem de verde! Contem as coisas como elas são', que tem como objetivo alertar os consumidores para a escolha de produtos mais sustentáveis e "reconhecer a existência de alegações ambientais que são enganosas".
A associação de defesa do consumidor alertou para o uso errado de expressões como "eco", "amigo do ambiente" ou "sustentável", que muitas vezes apenas querem enganar os consumidores.
"O aumento do comportamento ecologicamente consciente dos consumidores trouxe consigo uma prática conhecida como 'greenwashing'. É à luz da técnica do 'greenwashing' que uma empresa consegue afirmar que cumpre 'determinadas' metas de proteção do ambiente ou que tem um 'determinado' desempenho ambiental, não o fazendo na verdade", explica a DECO, em comunicado.
A associação afirma que na União Europeia mais de metade, 57%, dos consumidores está recetiva a alegações ambientais no momento de comprar, pelo que há empresas a fazer "ecobranqueamento", ou "greenwashing", uma técnica de marketing de acordo com a qual afirmam cumprir determinadas metas de proteção ambiental, não o fazendo na verdade.
Deste modo, a associação de defesa do consumidor "quer informar e despertar todos os consumidores para o que é 'greenwashing', também conhecido como Ecobranqueamento, como funciona e como deve ser combatido".
Fonte da associação disse à agência Lusa que a campanha está desde hoje nas redes sociais e na página da Deco, entre outros lugares, devendo ser reforçada em fevereiro e em março. A campanha, com o apoio da Direção-Geral das Atividades Económicas, é dirigida a todos os consumidores, incluindo as crianças, e segundo a fonte decorre também com formação em escolas.
A DECO quer também chegar a empresas. "A ideia é agir em todas as frentes, explicar que nem tudo o que é verde é efetivamente amigo do ambiente", disse a fonte.
"A campanha faz também o aviso às empresas ´Não se pintem de verde! Contem as coisas como elas são´, procurando evitar que os consumidores gastem o seu dinheiro em escolhas branqueadas de falsas alegações, potenciando o seu conhecimento sobre as escolhas verdadeiramente sustentáveis", diz a Deco.
A associação alerta que a proliferação de alegações de "verde", sendo uma "elevada percentagem" não fundamentada, conduz "a uma situação confusa em que a maioria dos consumidores tem dificuldade em compreender quais os produtos que são verdadeiramente amigos do ambiente".
A Deco foi fundada em 1974 e tem mais de 370.000 associados, estando representada em todo o país, com sete estruturas regionais.
Leia Também: Pão, carne, fruta e não só: Como evoluíram os preços nos últimos anos?
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com