Exportações de bens: Empresas estimam aumento de 1,1%

Dados foram divulgados esta terça-feira pelo INE.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
07/02/2023 11:03 ‧ 07/02/2023 por Notícias ao Minuto

Economia

Exportações

As empresas perspetivam um aumento nominal de 1,1% nas exportações de bens em 2023, de acordo com os dados divulgados esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). 

"As empresas perspetivam um acréscimo nominal de 1,1% nas suas exportações de bens em 2023, face ao ano anterior. De acordo com as expetativas das empresas, este aumento é sustentado na previsão de acréscimo das exportações para os mercados Intra-UE (+1,7%), dado que preveem uma diminuição de 0,3% para os países Extra-UE", pode ler-se no relatório do INE. 

Por Grandes Categorias Económicas (CGCE), destacam-se as máquinas, outros bens de capital (exceto o material de transporte) e seus acessórios com o maior acréscimo esperado das exportações em 2023 (+8,2%) e os fornecimentos industriais não especificados noutra categoria, com um decréscimo previsto de 1,1%.

"Os resultados do Inquérito sobre Perspetivas de Exportação de Bens (IPEB), na medida em que se baseiam em perspetivas de crescimento, devem ser encarados como indicando tendências condicionais à informação disponível pelas empresas no período de resposta. Assim, as perspetivas das empresas quanto às suas exportações de bens para 2023 poderão também refletir, em elevado grau, a incerteza quanto aos desenvolvimentos do enquadramento internacional, com impactos inesperados na procura e nos preços", pode ler-se no relatório do INE. 

Leia Também: Taxas Euribor sobem e a 3 e 6 meses para máximos de mais de 14 anos

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas