O Centro de Investigação Económica Europeia (ZEW) informou hoje que o seu índice de confiança no investimento aumentou 11,2 pontos para 28,1 pontos em fevereiro.
Em janeiro último, este indicador foi novamente positivo, pela primeira vez desde fevereiro de 2022.
A avaliação da situação atual também melhorou em fevereiro, desta vez também fortemente, em 13,5 pontos, para menos 45,1 pontos.
Este é o quarto aumento consecutivo na avaliação da situação atual, que ainda é negativa.
"Para os próximos seis meses, uma grande parte dos inquiridos espera uma melhoria da situação económica. A situação atual é avaliada relativamente mal como antes", explicou Achim Wambach, presidente do ZEW.
Como em janeiro, um aumento das perspetivas de lucro para as empresas dos setores da energia e exportação, bem como das áreas económicas próximas do consumo, contribuiu para a melhoria da confiança, de acordo com Wambach.
As expetativas de taxas de juro a longo prazo também aumentaram e o indicador setorial para os bancos atingiu o nível mais elevado desde 2004.
As expetativas para a economia da zona euro também aumentaram acentuadamente em fevereiro, enquanto as perspetivas de inflação se mantiveram estáveis.
Leia Também: Lucros do HSBC sobem 17,6% para quase 14.000 ME em 2022