Se ainda não validou as faturas para efeitos do IRS, saiba que tem até esta segunda-feira, dia 27 de fevereiro, para o fazer, uma vez que termina hoje o prazo. Pode fazê-lo através do Portal das Finanças ou da aplicação do Fisco lançada para o efeito.
Classificar as faturas pendentes é um passo importante na campanha do IRS, uma vez que garante que está a validar despesas que de outro modo não serão consideradas pelas Finanças no apuramento do imposto.
Para efeitos de dedução de IRS, a AT lembra que os contribuintes devem:
- Verificar, registar e classificar as suas faturas.
- Registar as faturas emitidas no estrangeiro de despesas de saúde, educação e encargos com habitação.
- Indicar se as faturas dizem respeito a despesas pessoais ou à sua atividade profissional/empresarial. Caso não faça este registo, todas as faturas são consideradas como pessoais e integradas nas despesas gerais familiares.
𝐋𝐞𝐦𝐛𝐫𝐞𝐭𝐞
— Finanças PT (@pt_financas) February 26, 2023
Segunda-feira, 27 de fevereiro, é a data limite para registar as suas faturas e dos seus dependentes no Portal das Finanças ou na app e-Fatura.
São dados fundamentais para poder beneficiar das deduções no #IRS de 2022. pic.twitter.com/QYdmIz1TDd
Ainda não comunicou o agregado familiar? Também pode fazê-lo até hoje
O Governo anunciou o alargamento, também até ao dia 27 de fevereiro, do prazo para os contribuintes comunicarem ao Fisco o agregado familiar, sendo também esta a data limite para informar os contratos de arrendamento de longa duração.
Foram também prolongados os prazos para outras obrigações declarativas até hoje, como a comunicação de frequência de estabelecimento de ensino de dependente com rendimentos, a afetação de despesas e de imóveis à atividade do sujeito passivo e a comunicação relativa a contratos de arrendamento de longa duração, indica a tutela.
Pode consultar aqui todos os prazos da campanha do IRS a ter em conta e aqui outros artigos do Notícias ao Minuto sobre o mesmo tema.
Leia Também: Despesas de saúde no IRS: É preciso comprar os produtos em farmácias?