Meteorologia

  • 20 SEPTEMBER 2024
Tempo
23º
MIN 17º MÁX 24º

Greve na CP suprime 751 comboios de 990 programados até às 18h00

A greve dos trabalhadores da CP levou à supressão, até às 18:00, de 751 comboios de um total de 990 programados, de acordo com dados divulgados pela transportadora.

Greve na CP suprime 751 comboios de 990 programados até às 18h00
Notícias ao Minuto

19:14 - 27/02/23 por Lusa

Economia CP

Assim, foram efetuados 239 comboios, o que representa um nível de supressão de quase 76%, tendo sido cumpridos os serviços mínimos.

No serviço de longo curso foram suprimidos 43 comboios, de um total de 58 previstos e no regional não se realizaram 202 comboios em 264.

Nos urbanos de Lisboa não circularam 354 composições, de 468 previstas e no Porto de 200 programados foram suprimidos 152.

Os trabalhadores da CP dão hoje início a mais greves, com a transportadora a alertar para "fortes perturbações" até 02 de março, num protesto pelo impasse nas negociações salariais que também envolve a Infraestruturas de Portugal (IP).

A CP alertou na sexta-feira para "fortes perturbações" na circulação dos comboios entre as 00:00 de hoje e as 23:59 de 02 de março, devido a greve, havendo serviços mínimos decretados para dois daqueles dias.

A greve foi convocada pelos Sindicatos SINFA, ASCEF, ASSIFECO, FENTCOP, SINFB, SIOFA, STF, STMEFE, SINAFE para hoje e quarta-feira e pelo SNTSF para terça-feira e quinta-feira.

No dia 15 de fevereiro, o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (Sintap) e o Sindicato Nacional dos Ferroviários do Movimento e Afins (Sinafe) anunciaram uma greve na CP para hoje e quarta-feira.

Em comunicado, referiam que os trabalhadores da CP vão fazer greve "durante todo o seu período de trabalho".

Um dia antes, aqueles sindicatos tinham anunciado uma greve na Infraestruturas de Portugal (IP) para terça e quinta-feira.

Em causa está o "impasse" nas negociações salariais com a administração da IP e da CP, afirmam os sindicatos em comunicado.

Leia Também: Tribunal decreta serviços mínimos para greves de professores em março

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório