Deixou passar o prazo de validar as faturas para efeitos do IRS? Os contribuintes tinham até ao dia 27 de fevereiro para confirmar as faturas, se não cumpriu com este passo saiba que não está tudo perdido, pelo menos para algumas categorias de despesas.
"As despesas de saúde, educação, lares e imóveis que não validei até 27 de fevereiro estão perdidas? Não estão perdidas, mas, uma vez que não as validou dentro do prazo, que expirou a 27 de fevereiro, estas despesas já não serão tidas em conta, de forma automática, pelo Fisco. Isto significa que terá de declarar estas deduções manualmente na declaração de IRS", explica a DECO Proteste.
A organização de defesa do consumidor explica que, "idealmente, a validação das despesas de 2022 deve ser feita até à data-limite", mas "caso não o tenha feito, ainda pode incluir manualmente".
Contudo, "para evitar que tal volte a acontecer no próximo ano, valide as despesas deste ano à medida que forem ficando disponíveis", recomenda a DECO Proteste.
As despesas com benefício de IVA que não validei até 27 de fevereiro estão perdidas?
Até ao dia 27 de fevereiro teve a possibilidade de recuperar o IVA gasto em viagens de transporte público e 15% do IVA suportado em despesas de restauração, alojamento, veterinários, oficinas de automóveis ou motos, cabeleiros e institutos de beleza, ginásios e outros espaços de atividade física ou desportiva.
"Se não o fez em tempo útil, já não tem possibilidade de declarar estas despesas na declaração de IRS", explica a DECO.
Leia Também: Faturas validadas... estes são os próximos passos (e prazos) do IRS