"As vendas alcançaram 677 milhões de euros, 52 milhões de euros mais do que em 2021, o que pressupõe um crescimento de 8,3%", afirmou a diretora financeira da Nestlé Portugal, Silvia Balcells, que falava em conferência de imprensa, na sede da empresa, em Lisboa.
Neste resultado incluem-se também as exportações no valor de 125 milhões de euros.
Silvia Balcells assinalou que 2022 foi um ano "complicado para as famílias, comunidades e também para as empresas".
Assim, a empresa reduziu a sua rentabilidade, em linha com os resultados do grupo na Europa.
"2022 foi um ano marcado pelo regresso das nossas pessoas ao escritório. Focámo-nos em alavancar formas flexíveis de trabalho e iniciativas na área da saúde e bem-estar", sublinhou a diretora ibérica de Recursos Humanos da Nestlé, Maria do Rosário Vilhena.
A empresa lançou também iniciativas na área da nutrição, saúde mental e literacia financeira, tendo também por objetivo "atrair e reter talento", e procedeu ao aumento do salário base de todos os colaboradores e à revisão de alguns subsídios.
Neste ano, a empresa disponibilizou estágios e contratos a 430 jovens.
A Nestlé Portugal conta agora com 2.484 colaboradores de 52 nacionalidades.
Nas posições de liderança, contabilizam-se 49% de mulheres e 51% de homens.
Conforme adiantou, em comunicado, em 2022, a Nestlé comprou localmente mais de 50% das suas necessidades totais de matérias-primas, materiais de embalagens e serviços, no valor de 140 milhões de euros.
Entre os seus fornecedores, contabilizam-se 900 empresas nacionais.
No âmbito do programa, "Nestlé por Crianças Mais Saudáveis", a empresa esteve presente em 1.446 escolas dos ensinos pré-escolas e de primeiro ciclo, abrangendo 156.500 crianças no ano letivo 2021/2022.
Presente na mesma sessão, o diretor de comunicação da Nestlé Portugal, Gonçalo Granado, disse que, em 10 anos, o consumo de água nas fábricas foi reduzido em 72% e as emissões de dióxido de carbono em 47%.
"Continuámos a transformar a nossa frota automóvel para eletrónica e queremos chegar aos 100% de frota eletrónica em 2024", acrescentou.
A quase totalidade (95%) das embalagens da Nestlé vendidas em Portugal é pronta para ser reciclada.
Numa altura em que a marca celebra o seu 100.º aniversário, a diretora-geral da Nestlé Portugal, Anna Lenz, recordou que foi a 10 de março de 1923 que Egas Moniz e mais 49 sócios fundaram a Sociedade de Produtos Lácteos, considerado o embrião da Nestlé Portugal.
"A Nestlé é uma empresa com um grande passado, mas também virada para o futuro. Em 2023, queremos continar a crescer em valor económico, com base numa gestão eficaz do nosso portfólio", referiu.
Anna Lenz avançou ainda que a empresa quer impulsionar o investimento em novos produtos, "mantendo o ritmo e foco em inovação".
A Nestlé detém marcas como a Friskies, KitKat, Mocambo, Sical, Purina, Nescafé, Nestum e Cerelac.
[Notícia atualizada às 11h02]
Leia Também: Nestlé reforça compromisso: Quer atingir neutralidade carbónica até 2050