As fiscalizações da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) aos supermercados "confirmam" as "preocupações" da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), que pede uma "solução urgente".
"Os dados apresentados quinta-feira pela ASAE, dando conta de margens de lucro na ordem dos 50% em alguns produtos agrícolas, confirmam uma situação que há muito a CNA tem denunciando e para a qual tem exigido uma solução urgente", pode ler-se num comunicado enviado às redações.
Na opinião da CNA, "perante os dados, não será de estranhar que a inflação nos produtos alimentares se mantenha acima dos 20%, mesmo quando a inflação geral está nos 8,2%. Mas se hoje grande parte da população tem enormes dificuldades financeiras para pôr comida na mesa, não são os agricultores que estão a tirar proveitos, muito pelo contrário".
A ASAE detetou margens de lucro superiores a 50% na cebola. Do cruzamento entre a aquisição do retalhista ao fornecedor e a venda ao consumidor, a ASAE identificou margens de 30% em produções como o "açúcar branco, óleo alimentar e a dourada".
Já com margens de lucro entre 30% e 40% aparecem as conservas de atum, leite e a couve coração.
Seguem-se produtos como os ovos, laranjas, cenouras e as febras de porco, com margens a partir de 40% e até 50%.
Leia Também: Euribor sobe a 3 meses para novo máximo (mas nem tudo são más notícias)