Os bancos concederam menos créditos para a compra de casa em fevereiro, mas a taxa de juro média dos novos empréstimos à habitação voltou a aumentar, de acordo com dados divulgados esta sexta-feira pelo Banco de Portugal (BdP).
"Em fevereiro, os bancos concederam 1.929 milhões de euros de novos empréstimos aos particulares, mais 8 milhões do que em janeiro. Os montantes concedidos em fevereiro diminuíram na finalidade de crédito à habitação e aumentaram no crédito ao consumo e outros fins", refere o BdP, em comunicado.
A taxa de juro média dos novos empréstimos à habitação "voltou a aumentar, passando de 3,32% em janeiro para 3,52% em fevereiro", diz o supervisor da banca.
A taxa de juro média dos novos empréstimos ao consumo foi de 8,48% (8,45% em janeiro), enquanto a taxa de juro média dos novos empréstimos para outros fins se fixou em 4,97% (4,98% em janeiro).
Os dados do BdP revelam ainda que a taxa de juro média dos novos empréstimos a taxa variável, que, em fevereiro, foi de 3,56% (3,37% em janeiro), tem vindo a aproximar-se da taxa de juro média dos novos empréstimos a taxa fixa, que se manteve em 4,20%.
A taxa de juro dos novos créditos à habitação a taxa variável aumentou para 3,56% em fevereiro. Reduziu-se a diferença em relação à taxa fixa, que se manteve nos 4,20%. #estatisticas https://t.co/tssnyPvsVx
— Banco de Portugal (@bancodeportugal) March 31, 2023
Leia Também: Turismo nacional teve mais hóspedes e mais dormidas em fevereiro