Do IRS às audições polémicas (no inquérito à TAP): Os 5 números da semana
Recorde os temas que marcaram a semana.
© Shutterstock
Economia História da semana
Esta semana ficou marcada por duas audições no âmbito do inquérito parlamentar à TAP: a da (ainda) CEO da companhia aérea, Christine Ourmières-Widener, e a de Alexandra Reis. Isto, numa altura em que já arrancou a entrega do IRS, sendo que mais de um milhão de declarações já deram entrada no Portal das Finanças.
Sempre em cima da atualidade, o Notícias ao Minuto avaliou os momentos fundamentais desta semana que são transversais a vários setores. Conheça-os através dos principais números.
Menos de cinco dias depois de arrancar o prazo oficial para a entrega do IRS, já foram submetidas mais de um milhão de declarações, de acordo com as estatísticas do Portal das Finanças. A campanha decorre até ao final do mês de junho.
O apoio de 125 euros para mitigar o impacto da inflação foi pago a 4,6 milhões de pessoas, mas em fevereiro ainda estavam sem o receber cerca de 260 mil beneficiários, devido a falhas com o IBAN. Saiba aqui como o atualizar.
A subida da prestação da casa para quem tem crédito à habitação com taxa variável parece não ter fim à vista, já que as mensalidades do crédito habitação podem subir mais de 50% em maio. A previsão é do Doutor Finanças, que alerta para um novo agravamento do valor a pagar no próximo mês.
Christine Ourmières-Widener, que está de saída da TAP, considera que a sua demissão é "ilegal" e considera-se um "bode expiatório". Fique a par dos pontos essenciais que marcaram a sua audição no Parlamento.
Alexandra Reis assegurou, na quarta-feira, ter aceitado deixar a TAP "com total boa-fé", disse que foi convidada a sair numa "reunião muito curta" e admitiu que o valor da indemnização - de 500 mil euros - era "muito expressivo". Fique a par dos pontos essenciais que marcaram a sua audição no Parlamento.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com