No relatório das previsões económicas mundiais, o Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) dos países da moeda única desacelere de 3,5% em 2022 para 0,8% este ano, mais 0,1 ponto percentual (p.p.) do que em janeiro, e recupere para 1,4% em 2024 (menos 0,2 p.p. do que anteriormente).
No entanto, a instituição liderada por Kristalina Georgieva -- que tem alertado no âmbito das suas reuniões de primavera e do Banco Mundial para os desafios do atual contexto -- está ligeiramente mais pessimista sobre o desempenho da Alemanha este ano.
O FMI espera agora uma contração da economia alemã de 0,1%, quando em janeiro apontava para uma taxa de crescimento de 0,1%, depois de em outubro do ano passado ter chegado a prever uma recessão de 0,3%.
Para 2024, apesar de continuar a apontar para uma recuperação, com uma taxa de crescimento de 1,1%, cortou em 0,3 p.p. a previsão face a janeiro.
Entre as outras três grandes economias da zona euro, o FMI vê a economia francesa e italiana a crescer 0,7% este ano e 1,3% e 0,8%, respetivamente, em 2024.
No relatório aponta ainda para uma expansão do PIB espanhol de 1,5% este ano e 2% no próximo.
Leia Também: "Se o problema das pessoas fosse apenas a TAP seria muito fácil resolver"