Meteorologia

  • 31 OCTOBER 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Kyndryl inaugura instalações em Portalegre com cerca de 20 trabalhadores

Um centro de inovação e desenvolvimento tecnológico, dedicado às comunicações e informação, foi hoje inaugurado em Portalegre pela empresa Kyndryl, tendo este projeto já criado cerca de duas dezenas de postos de trabalho qualificados naquela região.

Kyndryl inaugura instalações em Portalegre com cerca de 20 trabalhadores
Notícias ao Minuto

17:40 - 28/04/23 por Lusa

Economia Portalegre

Em declarações à agência Lusa, o presidente do Conselho de administração da Kyndryl Portugal, José Manuel Paraíso, explicou que este é um projeto que já está a ser desenvolvido "há mais de dois anos" no Bioenergy and Business Incubator of Portalegre (BioBip), no Campus do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), tendo hoje ocorrido a inauguração das novas instalações.

"Neste centro, em concreto, nós dedicamos particularmente à "Internet das coisas" (IoT), dedicamos muito à automação, robotização e também à cibersegurança", explicou.

José Manuel Paraíso, que sublinhou que a empresa de serviços tecnológicos "tem vindo a crescer" nos últimos tempos, indicou que o projeto em Portalegre envolve cerca de 20 trabalhadores, mas que o número pode vir a aumentar ao longo dos tempos.

"Eu acredito que este modelo de parcerias que temos com os institutos politécnicos, que não começou em Portalegre, começou em Tomar, depois em Viseu e em parceria com as câmaras, tem sido um modelo bem-sucedido, e acredito que vamos continuar a desenvolver, acredito que possamos chegar dentro de algum tempo a cerca de 100 colaboradores", disse.

Além de outros fatores, o presidente do Conselho de Administração da Kyndryl explicou que escolheram desenvolver este projeto em Portalegre para "utilizar o talento que existe localmente", através do trabalho desenvolvido pelo politécnico daquela cidade.

Destacando a "boa rede" de institutos politécnicos que o país possui, José Manuel Paraíso indicou que a Kyndryl em Portugal conta nesta altura com "cerca de mil colaboradores".

"Nós temos uma missão claríssima, a missão da Kyndryl em todo o mundo é a gestão e modernização de tecnologia de informação e com base nessa missão definimos uma série de práticas", acrescentou.

Entre o trabalho desenvolvido em Portalegre, o presidente do Conselho de Administração da Kyndryl destacou o projeto desenvolvido com o Município de Portalegre, no sentido de colocar o concelho "no mapa" das cidades inteligentes através da disponibilização da plataforma "Green Solutions" e de equipamentos capazes de tornar a cidade mais inteligente e mais sustentável, ambiental e financeiramente.

Este trabalho, que a empresa pretende alargar a outros municípios da região, iniciou com um primeiro projeto de promoção da eficiência energética global do território.

Consistiu primariamente na implementação de uma infraestrutura de telecomunicações que dota o município de uma base tecnológica que permitirá a comunicação entre todo um complexo de sistemas inteligentes, permitindo construir índices e monitorização dos mesmos.

A primeira implementação nesta infraestrutura, de um sistema de luminárias inteligentes, que permitiu gerir a Iluminação pública de Portalegre, conta com um balanço "bastante positivo" em cerca de ano e meio de implementação, resultando numa redução estimada de "cerca de 79%" no consumo energético.

Esta situação contribuiu para uma poupança "na ordem de meio milhão de euros" e uma redução da pegada ecológica do município estimada em mais de "700 toneladas" de emissões de CO2.

"Este conceito, depois, pode ser aplicado em muitas outras áreas, como por exemplo o consumo de água, que é outro dos projetos que nós pensamos ter a seguir, ou na gestão da mobilidade quer das pessoas, quer dos veículos, do parqueamento, é todo um projeto que se baseia na comunicação que pode existir", disse.

Leia Também: Governo aprova construção das instalações da divisão da PSP de Odivelas

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório