Já ouviu falar do Suplemento Especial de Pensão? Veja quem tem direito

O valor do suplemento é atribuído em função do tempo de serviço militar bonificado e é pago em outubro. Saiba mais sobre esta prestação.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
04/05/2023 09:51 ‧ 04/05/2023 por Notícias ao Minuto

Economia

segurança social

Já ouviu falar do Suplemento Especial de Pensão (SEP)? Trata-se de uma "prestação pecuniária a cargo do Estado, que se destina a compensar os antigos combatentes, titulares de pensão de invalidez, velhice, aposentação e reforma, do tempo de serviço militar prestado em condições especiais de dificuldade ou perigo", segundo a Segurança Social. 

"O valor do suplemento é atribuído em função do tempo de serviço militar bonificado (que tenha sido prestado em condições de dificuldade ou perigo), sendo pago anualmente no mês de outubro", pode ler-se num guia prático da Segurança Social sobre o tema. 

Quem tem direito a receber?

Têm direito ao Suplemento Especial de Pensão os antigos combatentes que:

  • Estejam a receber Pensão de Invalidez ou de Velhice do regime geral de Segurança Social.
  • Estejam abrangidos por sistema de Segurança Social de Estados Membros da União Europeia e demais Estados Membros do Espaço Económico Europeu, bem como pela legislação Suíça, coordenados pelos Regulamentos Comunitários, ainda que não tenham sido beneficiários do sistema de Segurança Social nacional;
  • Estejam abrangidos por sistemas de Segurança Social de Estados com os quais foram celebrados instrumentos internacionais que prevejam a totalização de períodos contributivos desde que tenham sido beneficiários do sistema de Segurança Social nacional;
  • Tenha sido certificado, a seu pedido, o tempo de serviço militar em condições de dificuldade ou perigo pelo Ministério da Defesa Nacional.

Leia Também: Trabalha a recibos verdes? Saiba se tem de preencher este anexo no IRS

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas