Os preços de venda das casas no Porto registaram um aumento homólogo "robusto" de 13,7% no 1.º trimestre de 2023, mas esta subida desacelerou 3,2 pontos percentuais face à variação homóloga de 16,9% observada no 4.º trimestre de 2022, de acordo com o Índice de Preços Residenciais da Confidencial Imobiliário.
Segundo os dados divulgados esta terça-feira, em termos trimestrais, os preços aumentaram 1,1% no 1.º trimestre deste ano, "a variação em cadeia mais baixa em dois anos".
"Apesar de manter um ritmo de subida superior ao de Lisboa (concelho onde a variação homóloga no 1º trimestre de 2023 foi de 7,7%), o Porto contraria a tendência observada quer na capital quer a nível nacional, onde este período inicial de 2023 inverteu a trajetória de desaceleração da última metade do ano passado", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Relativamente ao "comportamento no contexto da Área Metropolitana, o Porto, assim como Lisboa, regista a menor valorização da respetiva região, onde todos os outros mercados registaram aumentos homólogos superiores a 17% no trimestre em análise".
"O aumento de preços na Área Metropolitana do Porto é liderado por Gaia, com uma variação homóloga de 26,2%, destacando-se ainda Matosinhos e Póvoa de Varzim, ambos com incrementos de 24,8% face ao mesmo trimestre de 2022", foi ainda referido.
Leia Também: JLL diz ser responsável por 36% da área negociada em Lisboa