A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, disse esta quarta-feira que Portugal tem estado no bom caminho, relativamente ao mercado de trabalho, e considera que os dados económicos mostram que o país tem conseguido ultrapassar os desafios.
"Os últimos anos têm mostrado que conseguimos sempre dar a volta. (...) Os números [económicos], até agora, estão a mostrar que temos tido a grande capacidade de ultrapassar sempre os desafios que temos enfrentado, naturalmente, com foco e mobilização de recursos, como temos feito", disse a ministra, em declarações transmitidas pela RTP3.
Ana Mendes Godinho respondia a uma questão dos jornalistas sobre as previsões económicas da OCDE relativamente à taxa de desemprego, que são menos otimistas do que as do Governo.
"Portugal tudo está a fazer para fixar e atrair talento", assegurou a ministra, adiantando que "temos a taxa de desemprego mais baixa da década" e que "este é o caminho".
A OCDE reviu em alta as perspetivas de crescimento da economia portuguesa deste ano para 2,5%, impulsionada pelo PRR e pelas exportações, nomeadamente o turismo, tornando-se a mais otimistas entre as principais instituições económicas nacionais e internacionais.
No relatório de atualização das perspetivas económicas de 2023, publicado hoje, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) prevê um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) português de 2,5% este ano e de 1,5% em 2024, quando anteriormente apontava para um crescimento de 1% este ano e de 1,2% em 2024.
Para este ano, o Conselho das Finanças Públicas (CFP) prevê uma expansão de 1,2%, o Banco de Portugal (BdP) de 1,8%, o Fundo Monetário Internacional (FMI) de 1%, o Ministério das Finanças de 1,8% e a Comissão Europeia de 2,4%.
Leia Também: Consultora propõe estratégia holística para cinema e audiovisual português