As sardinhas foram o peixe de mar mais pescado em 2022, de acordo com dados compilados e divulgados esta segunda-feira pela Pordata. Significaram quase um quarto do total de peixe pescado nesse ano.
"Foram pescadas 101 mil toneladas de peixe de mar, menos 16 mil toneladas do que no ano anterior. Quase 1/4 deste valor foi de sardinha, seguindo-se a cavala e o carapau", diz a Pordata, numa publicação partilhada nas redes sociais.
Os dados da Pordata mostram ainda que o peixe de mar mais produzido em viveiro foi o pregado, com o total de 3.540 toneladas produzidas, representando 45% da produção em aquicultura.
Segue-se a dourada (ocupa 39% da produção em viveiros) e o robalo (12%).
"Já no que diz respeito aos moluscos, houve um total de 9.120 toneladas produzidas em viveiro. A ameijoa representa 39% desta produção, seguida do mexilhão (33%) e da ostra (25% da produção em aquicultura)", pode ler-se.
Os Casamentos de Santo António, com 16 casais de nove freguesias de Lisboa, e o desfile de 24 marchas na Avenida da Liberdade marcam hoje o principal dia das festas da cidade, que celebra o feriado municipal na terça-feira.
Segundo a EGEAC, empresa municipal que gere a animação cultural, este ano houve 33 candidaturas aos Casamentos de Santo António, uma tradição que começou em 1958, na altura patrocinada pelo Diário Popular.
Leia Também: Seis alimentos que vão ajudá-lo a melhorar a sua vida sexual