"Inevitável". É cliente Vodafone? Empresa prepara-se para desligar o 3G
O fim do 3G será progressivo, a partir de julho de 2024.
© iStock
Economia Vodafone
A Vodafone Portugal anunciou, esta sexta-feira, que está a preparar-se para desligar a rede 3G, a partir de julho de 2024, com o objetivo de "reforçar" o acesso às redes do futuro. O fim do 3G será progressivo, a partir de julho de 2024.
"A Vodafone Portugal vai iniciar dentro de um ano, a partir de julho de 2024, progressivamente, o desligamento da sua rede 3G, um passo importante para reforçar o acesso dos Clientes no País a comunicações mais rápidas, eficientes e ainda mais seguras", pode ler-se num comunicado enviado às redações.
Esta mudança, explica a operadora de telecomunicações, "é inevitável perante a evolução tecnológica e permitirá responder ao crescente consumo de dados, realocando as frequências até agora utilizadas pelo 3G para uso de redes mais modernas como o 4G e 5G".
"Com esta atualização, que beneficia a digitalização do País, as comunicações ganham mais velocidade, capacidade, estabilidade, eficiência e resiliência", pode ainda ler-se.
A Vodafone assegura que a "esmagadora maioria" dos clientes da empresa "não será afetada por esta mudança, uma vez que já utiliza equipamentos e cartões SIM compatíveis com as restantes gerações de comunicação móvel".
"Os Clientes que não estejam nesta situação serão atempadamente contactados pela Vodafone e terão um período alargado – um ano – para fazer uma transição gradual, seja atualizando o seu equipamento ou o cartão SIM", é ainda referido.
Leia Também: Taxa de inflação homóloga recua em junho para 5,5% na zona euro
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com