A notícia marcou o fim de semana: a vice-governadora do Banco de Portugal (BdP), Clara Raposo, disse que o banco central vai rever o cálculo da taxa de esforço, permitindo, assim, que mais famílias possam aceder ao crédito à habitação. Afinal, o que é a taxa de esforço e o que é que poderá mudar?
O que é a taxa de esforço?
De acordo com o BdP, corresponde à "proporção do rendimento de um agregado familiar afeto ao pagamento de um empréstimo", que visa "medir a capacidade do agregado em cumprir as responsabilidades assumidas com um empréstimo".
Atualmente, a recomendação do BdP é que a taxa de esforço não ultrapasse, no máximo, os 35%.
Como se calcula?
Para calcular a taxa de esforço pode seguir a fórmula que se segue:
Taxa de esforço = (Encargos financeiros / Rendimento Líquido Total do Agregado) x 100
O que vai mudar? Quando?
Numa entrevista à Antena 1 e ao Jornal de Negócios, Clara Raposo revelou que essa decisão vai ser tomada ainda este ano para os novos créditos. "Acho que faz sentido revermos a recomendação macropudencial", referiu.
Até porque, afirmou a representante, "agora temos aqui este período do verão e uma melhor capacidade da previsibilidade da evolução futura das taxas de juro" para o fazer.
"Estamos a olhar no sentido de baixar aqui um pouco o choque extra", e se isto for feito, segundo prosseguiu, "em princípio teremos mais famílias que poderão vir a aceder a crédito".
Há "essa vontade" de a medida vir a ser tomada ainda este ano, revelou na mesma entrevista.
Leia Também: Taxa de esforço: O que é este conceito e como se calcula?