Os cidadãos europeus podem dar a sua opinião sobre a próxima série de notas de euro ao Banco Central Europeu (BCE). Há sete temas pré-selecionados, lembra o Banco de Portugal (BdP), sendo que os interessados podem manifestar a sua opinião até ao dia 31 de agosto.
"Respondendo a um simples inquérito - disponível aqui até 31 de agosto de 2023 - os europeus são convidados a expressar as suas preferências relativamente aos temas pré selecionados para ilustrarem as próximas notas de euro que o Banco Central Europeu irá emitir", explica o BdP, em comunicado.
De acordo com o BdP, "a sua opinião contribuirá para a decisão futura dos temas que iremos ver nas notas que usamos todos os dias".
Quais são os sete temas pré-selecionados que poderá avaliar?
- A nossa Europa, nós próprios
- Aves: livres, resilientes e inspiradoras
- Cultura europeia
- Mãos: juntos construímos a Europa
- O futuro pertence-lhe
- Rios: as águas da vida na Europa
- Valores europeus refletidos na natureza
Porquê uma nova série de notas?
De acordo com o BdP, o "BCE e os bancos centrais nacionais da área do euro têm o dever de assegurar que as notas de euro permanecem um meio de pagamento inovador, seguro e eficiente. O desenvolvimento de novas séries de notas é uma prática corrente de todos os bancos centrais".
"Num mundo em que as tecnologias de reprodução evoluem rapidamente e em que os falsificadores conseguem aceder facilmente a informação e materiais, é necessário emitir notas novas regularmente. Além das considerações de segurança, o BCE está empenhado em reduzir o impacto ambiental das notas de euro ao longo do seu ciclo de vida, tornando as também mais significativas e inclusivas para europeus de todas as idades e origens, incluindo grupos vulneráveis, como pessoas cegas e amblíopes", pode ainda ler-se.
Quer dar a sua opinião sobre os temas para as novas notas de euro?
— Banco de Portugal (@bancodeportugal) July 11, 2023
https://t.co/izLbEp8Rox pic.twitter.com/iqiFJhAFbt
Leia Também: Amortizações de títulos superaram emissões em 1,1 mil milhões em maio