A Segurança Social Direta tem uma nova funcionalidade: a Declaração de Situação Familiar. Se a sua situação familiar se alterou, há uma declaração que deve submeter para efeitos do IRS, explica o Instituto da Segurança Social (ISS).
"A partir de julho, a Segurança Social Direta tem uma nova funcionalidade: a Declaração de Situação Familiar, que permite apurar a remuneração de referência líquida, necessária para determinar o valor das prestações sociais pedidas a partir do dia 1 de julho de 2023, de acordo com as novas tabelas de IRS", pode ler-se num comunicado publicado no site do ISS.
Assim sendo, "sempre que a situação familiar de um cidadão se altere, a mesma deve ser comunicada à Segurança Social através desta declaração, de modo a proceder-se ao correto apuramento da taxa de retenção de IRS".
O que fazer? Para efetuar essa alteração basta aceder à Segurança Social Direta, no menu Família e selecionar a opção 'Agregado e Relações Familiares'.
Pode consultar aqui um manual que explica, passo a passo, como realizar a Declaração da Situação Familiar através da Segurança Social Direta.
Leia Também: Abono de família e bolsa de estudo: Não se esqueça de fazer este registo