Com a subida generalizada dos preços nas últimas semanas, muito se tem falado sobre a taxa de inflação e do objetivo do Banco Central Europeu (BCE) de a manter nos 2%. Afinal, porque é que foi definido esta meta e o que é que ela significa?
Antes de mais, importa sublinhar que "existe inflação quando os preços dos bens (como a alimentação ou o vestuário) e serviços (como os transportes ou as comunicações) que as famílias adquirem aumentam e esse aumento é geral e persistente", de acordo com o portal Todos Contam.
O que significa uma taxa de inflação de 2%?
"Uma taxa de inflação de 2% significa que os preços em geral estão 2% mais altos do que no ano anterior. Um cabaz de compras das famílias que, há um ano, custava 100 euros passa a custar 102 euros", pode ler-se no portal de literacia financeira.
Como se mede a inflação - e um exemplo
A taxa de inflação é a variação, ao longo do tempo, do custo de um cabaz de bens e serviços habitualmente consumidos pelas famílias residentes em Portugal, sendo que as quantidades de bens e serviços consideradas no cabaz são representativas da sua importância no consumo da população residente em Portugal, e o custo desse cabaz é, assim, representativo dos gastos das famílias.
Ora, de acordo com o BCE, a taxa de inflação homóloga é o preço do cabaz completo num determinado mês, comparado com o seu preço no mesmo mês um ano antes.
Como se calcula a taxa de inflação© Reprodução do site do BCE
Leia Também: Estudo sugere que resposta à inflação passa por aumentos salariais