"O resultado líquido da EDP no primeiro semestre de 2023 atingiu os 437 milhões de euros, um aumento de 43% em termos homólogos", lê-se no comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Para este resultado contribuiu uma recuperação de 68% na produção hidroelétrica.
O nível médio dos reservatórios e albufeiras da EDP em Portugal está, atualmente, em máximos de 10 anos para este período.
Por sua vez, o resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) recorrente avançou, neste período, 24% para 2.464 milhões de euros, impulsionado pelo crescimento na produção hídrica e pela normalização dos custos de abastecimento de eletricidade e gás, em comparação com o mesmo período de 2022.
Já os custos financeiros líquidos agravaram-se 8% para 416 milhões de euros, devido ao aumento do custo médio da dívida.
Entre janeiro e junho, o investimento bruto ascendeu a 2.900 milhões de euros, 97% dos quais em energias renováveis e redes de eletricidade.
"O investimento em nova capacidade de energias renováveis atingiu os 2.300 milhões de euros, dos quais mais de 80% nos Estados Unidos e Europa", precisou.
Em junho, a dívida líquida situava-se nos 15.300 milhões de euros, "resultado da aceleração do investimento em renováveis e redes de eletricidade, do pagamento do dividendo anual em maio de 2023 e da evolução de fundo de maneio regulatório".
A elétrica espera ainda que a compra da totalidade dos minoritários da EDP Brasil tenha um impacto positivo de cerca de 90 milhões de euros no lucro de 2023 e de 120 milhões de euros por ano entre 2024 e 2026.
Na quarta-feira, a EDP anunciou ter atingido um limite de participação na EDP Brasil, na sequência de compras realizadas no âmbito da Oferta Pública de Aquisição (OPA), podendo desencadear a aquisição potestativa.
Face ao desempenho verificado no primeiro semestre, a EDP prevê atingir, este ano, um EBITDA recorrente de cerca de 5.000 milhões de euros, um lucro recorrente de aproximadamente 1.100 milhões de euros e uma dívida líquida de 15.000 milhões de euros.
Na sessão de hoje da bolsa, as ações da EDP recuaram 1,18% para 4,36 euros.
[Notícia atualizada às 18h58]
Leia Também: PSI sobe pela oitava sessão consecutiva com grupo EDP no topo dos ganhos