Cofina "não tomou, à presente data", decisão sobre venda da Cofina Media

A Cofina "não tomou, à presente data", qualquer decisão sobre a venda da Cofina Media e está analisar a oferta da Media Capital "com o mesmo rigor, independência e imparcialidade com que está a analisar a proposta" dos gestores.

Notícia

© iStock

Lusa
27/07/2023 20:41 ‧ 27/07/2023 por Lusa

Economia

Cofina

Esta posição é expressa no comunicado dos resultados da empresa no primeiro semestre que hoje foram divulgados.

A Cofina recorda que, em 30 de junho, publicou um comunicado na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) "a esclarecer, uma vez mais que, pela sua natureza de sociedade gestora de participações sociais, avalia em permanência todas as oportunidades de negócio que possam valorizar os seus ativos, numa perspetiva de compra ou de venda".

Mais esclareceu "ter recebido, nos passados dias 27 e 28 de junho de 2023, uma oferta vinculativa e uma oferta vinculativa revista, respetivamente, para a aquisição da totalidade das ações representativas do capital social da Cofina Media, subscrita por alguns dos elementos do Conselho de Administração da Cofina Media e outros diretores-gerais, e um conjunto de outros investidores".

Esta proposta "prevê um preço calculado considerando um 'enterprise value' de 75 milhões de euros, sujeito a condições e ajustamentos", recorda a Cofina.

Na presente data, "a Cofina encontra-se numa fase preliminar de avaliação da proposta e do preço oferecido, tendo já comunicado aos proponentes que o prazo de cinco dias úteis por estes proposto para decisão da Cofina revela-se insuficiente".

Nesse sentido, solicitou, "um prazo de 60 dias prorrogáveis unilateralmente tendo em conta critérios de razoabilidade e na medida do necessário", prossegue.

Em 20 de julho, "a Cofina recebeu do grupo Media Capital, SGPS, S.A. uma oferta vinculativa que tem por objeto a aquisição da totalidade das ações representativas do capital social e dos direitos de voto da Cofina Media, que prevê um preço calculado considerando um 'enterprise value' de 80 milhões de euros, sujeito a condições e ajustamentos ('oferta vinculativa')".

Em termos de perspetiva futuras, a Cofina diz que "continua a responder aos desafios da evolução tecnológica e de evolução do consumo de informação, trabalhando na atualização das suas marcas".

Paralelamente, "as equipas comerciais trabalham de forma sinergética as diferentes marcas Cofina, maximizando o potencial de resultados. A gestão do Grupo Cofina continuará a procurar oportunidades de evolução que permitam consolidar a sólida performance financeira que tem apresentado ao longo da sua existência", remata.

Leia Também: CR7 tentou comprar Cofina com a Media Capital antes de se juntar ao MBO

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas