O apoio do Governo ao arrendamento chega já a 181.525 famílias, com o 'cheque' a rondar os 100 euros, de acordo com dados avançados pelo Ministério da Habitação ao Notícias ao Minuto. Há, contudo, muitos beneficiários que não receberam devido ao IBAN, pelo que a tutela apela à atualização do mesmo.
"O subsídio mensal de apoio à renda chegava no final de julho a 181.525 famílias, num valor médio de 100 euros", indicou fonte oficial da tutela ao Notícias ao Minuto.
A mesma fonte explicou, contudo, que "existem 30 mil beneficiários que devem atualizar o IBAN na Segurança Social Direta para que lhes seja processado o pagamento de imediato com retroativos".
Leia Também: Receber apoios? Recorde como atualizar o IBAN na Segurança Social Direta
Cinco mil famílias deixaram de receber
Ainda segundo o Ministério da Habitação, entre junho e julho, cerca de 5.000 beneficiários "deixaram de ser elegíveis para o apoio, uma vez que deixaram de ser titulares dos contratos em causa".
O apoio à renda, recorde-se, começou a ser pago em maio a cerca de 35 mil famílias, tendo chegado em junho a mais 150 mil. O valor médio do apoio rondava, na altura, os 100 euros, havendo 32 mil que recebiam o valor máximo mensal de 200 euros.
Quem tem direito?
Este apoio destina-se a pessoas cujo pagamento da renda de casa lhes exige uma taxa de esforço acima dos 35%, sendo esta uma das medidas que integra o programa Mais Habitação e que visa mitigar o impacto da subida dos preços.
Leia Também: Vai receber o apoio à renda? Quatro coisas que deve (mesmo) saber