A taxa de inflação homóloga na Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) voltou a diminuir em junho, situando-se em 5,7% face a 6,5% em maio. Portugal, com 3,4%, é o 10.º país com a taxa de inflação mais baixa entre os membros da OCDE.
Num comunicado divulgado na quinta-feira, a OCDE sublinha que o número de países da organização que registaram uma inflação de dois dígitos desceu de nove em maio para cinco em junho.
A inflação da energia na OCDE continuou a descer em junho, atingindo menos 9,6%, depois de se ter cifrado em menos 5,2% em maio, e foi negativa em 27 países da OCDE, mas manteve-se acima dos 10% na Hungria, na Colômbia e na República Checa.
A inflação dos produtos alimentares na OCDE continuou a abrandar, para 10,1% em junho, contra 10,9% em maio, e manteve-se acima dos 10% em 26 países da organização.
Em que lugar fica Portugal?
OECD headline #inflation continues its rapid decline in June 2023, reaching 5.7%.
— OECD Statistics (@OECD_Stat) August 3, 2023
Find out more in the latest news release https://t.co/qp0GwKcOhK#OECDStats@OECDeconomy pic.twitter.com/WXXvoZilf2
Em junho, a descida da inflação subjacente, que exclui os preços dos alimentos e da energia, para 6,6% em junho, contra 6,9% em maio, foi ligeiramente mais acentuada do que nos meses anteriores.
Leia Também: Membro do BCE: Calibragem das políticas está "cada vez mais complexa"