Bolsas europeias negoceiam em alta animadas por sinais vindos da China

As bolsas europeias estão hoje a negociar em alta, depois na sexta-feira Wall Street ter encerrado positiva e de os mercados chineses terem sido hoje encorajados pelo governo chinês com medidas de apoio ao mercado acionista.

Notícia

© Reuters

Lusa
28/08/2023 09:41 ‧ 28/08/2023 por Lusa

Economia

Bolsas

Pelas 08:10 horas em Lisboa, o índice Stoxx Europe 600 subia 0,66% para 451,39 pontos, com Londres a valorizar 0,07%, Paris a avançar 0,96%, Frankfurt a ganhar 0,08%, Madrid a subir 0,15%, Madrid a recuperar 0,15%, Milão a subir 0,49% e Lisboa a valorizar 0,55%.

Na sexta-feira, a bolsa de Nova Iorque esteve a aguardar o discurso do presidente do banco central norte-americano, Jerome Powell, no simpósio de Jackson Hole, nos Estados Unidos e da intervenção de Christine Lagarde presidente do Banco Central Europeua (BCE).

O presidente da Fed norte-americana disse, na ocasião, que o banco central poderia continuar a "subir as taxas de juro se for necessário" e manter uma "política monetária restritiva" para controlar a inflação.

Numa sessão irregular onde o mercado se acomodou ao discurso firme, mas cauteloso, do presidente da Fed norte-americana, o índice Dow Jones Industrial fechou a ganhar 0,73%, o tecnológico Nasdaq valorizou 0,94% e o S&P500 subiu 0,67%.

"O tom geral do discurso de Jerome Powell em Jackson Hole, Wyoming, onde decorre uma reunião dos banqueiros centrais, foi de otimismo cauteloso aliado a uma determinação clara de que não correremos quaisquer riscos na evolução da inflação", realçou, no entanto, Ian Shepherdson, economista-chefe da Pantheon Macroeconomics.

Os investidores vão estar atentos nesta semana, entre outros indicadores, à divulgação do Produto Interno Bruto nos Estados Unidos, ao índice PMI industrial da China e aos PMI não industrial, além do índice de preços no consumidor na zona euro.

Ao nível cambial, o euro valorizou-se 0,1% para 1,0809 dólares.

O rendimento dos títulos do Tesouro norte-americano a 10 anos, por sua vez, caiu um ponto base para 4,22%, enquanto o preço do barril de petróleo bruto West Texas Intermediate (WTI) subiu 0,2%, para 79,96 e o preço do ouro valorizou-se 0,1% para 1.916,88 a onça.

Leia Também: CPLP. Costa anuncia reforço de 30% do valor das bolsas universitárias

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas