Mais de metade (59%) das empresas portuguesas reduziram o consumo energético para gerir custos relacionados com aumento do preço da energia, de acordo com o estudo EPR 2023, da Intrum, divulgado esta segunda-feira, a propósito do Dia Nacional da Sustentabilidade.
"Em Portugal, 59% afirmam ter reduzido o consumo de energia para gerir os custos relacionados com o aumento dos preços da energia, mas planeiam manter baixos níveis de consumo no futuro por razões ambientais. Na Europa, a percentagem situa-se nos 54%", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
No último ano, revela o mesmo estudo, "57% das empresas portuguesas acelerou significativamente os seus esforços para se tornarem mais sustentáveis, apesar do desafiante contexto económico. Valor este que é inferior à média europeia (58%)".
"As empresas portuguesas, cada vez mais, focam-se na sustentabilidade para garantir receitas futuras. Ainda assim, a pressão dos custos pode estar a prejudicar os planos estratégicos de crescimento, mas as empresas em geral mantêm o seu compromisso de aposta na sustentabilidade", refere Luís Salvaterra, diretor-geral da Intrum Portugal, citado na mesma nota.
Leia Também: Bruxelas proíbe compra da eTraveli pela Booking por afetar concorrência