Moeda de 5€, polémica do IUC e mais: Os 5 temas que marcam esta 5ª-feira
Conheça os principais temas da Economia que estão a marcar esta quinta-feira, dia 19 de outubro.
© Shutterstock
Economia Economia num minuto
Há uma nova moeda de cinco euros em circulação (sim, uma moeda), mas isto não significa que as notas deste valor vão desaparecer. Trata-se de uma moeda de coleção, mas segundo a DECO Proteste há alguns cuidados que deve ter para evitar ser enganado.
Mais de 200 mil já assinaram uma petição contra o agravamento do IUC para matriculas anteriores a 2007, há simulações que mostram que este imposto pode disparar 400% e até o primeiro-ministro, António Costa, já foi obrigado a justificar-se (com a "justiça social").
O Banco de Portugal (BdP) está a preparar uma solução a partir da qual os clientes bancários vão poder fazer transferências digitando apenas o número de telemóvel da pessoa para quem enviam o dinheiro, em vez de o IBAN. Esta funcionalidade será integrada nos canais das instituições bancárias e deverá estar disponível no final do primeiro trimestre de 2024.
Em causa está o projeto de um euro digital, uma forma digital de moeda que poderia ser utilizada para qualquer pagamento digital no conjunto da zona euro.
A Mercadona abre esta quinta-feira um novo supermercado no concelho de Sintra, na Tapada das Mercês, na Avenida Miguel Torga n.º 10, aquele que é o 46.º da marca em território nacional. A marca de supermercados adianta ainda que continua a recrutar funcionários.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com