Os consumidores europeus "sentem-se esmagados" e a inflação está a "reduzir dramaticamente" o poder de compra das famílias em toda a Europa, de acordo com o estudo White Paper 2023 – Banca & Financeiras, publicado pela Intrum esta segunda-feira.
Segundo este relatório, "as famílias e as empresas enfrentam uma situação financeira difícil num contexto de inflação alta e custos elevados dos empréstimos contraídos", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
"A guerra na Ucrânia e mais recentemente, a guerra Israel-Hamas, têm causado muitas perturbações. A ajuda da maioria dos governos para indivíduos e empresas, durante a pandemia Covid-19, já terminou e o apoio estatal com o aumento dos custos da energia é irregular", pode ler-se.
E mais: "Os clientes que lutam com a subida do custo de vida já estão a esgotar as suas poupanças e a gastar menos, e as dívidas incobráveis estão a aumentar acentuadamente – especialmente se a desaceleração do crescimento económico se traduzir em desemprego mais elevado".
Por este motivo, o estudo defende que os "bancos e as instituições financeiras terão de apoiar os seus clientes durante este período difícil, ao mesmo tempo que gerem as suas próprias exposições ao risco e procuram novas oportunidades".
Leia Também: Plano contra tráfico de seres humanos em consulta pública para a semana