Se tenciona fazer compras na Black Friday, saiba que há produtos que há menos de um mês estavam mais baratos. O alerta é da DECO Proteste, que recomenda que os consumidores estejam atentos e pensem bem antes de tomarem uma decisão de compra.
"Os resultados mostram que o consumidor deve estar atento e pensar bem antes de tomar uma decisão de compra. Em alguns casos, os preços estiveram mais baixos na mesma loja apenas alguns dias antes de as campanhas começarem. Além disso, algumas das lojas online visitadas a 2 de novembro, durante as campanhas de pré-Black Friday, estavam a utilizar uma forma de comunicação comparativa que não está em conformidade com o que a lei prevê nas vendas com redução de preço", pode ler-se no site da organização de defesa do consumidor.
Em causa, explica a DECO Proteste, "está a utilização de um suposto 'preço de venda ao público recomendado' pelo fabricante (PVPR) juntamente com o preço praticado pela loja, com ou sem uma percentagem de poupança".
A organização de defesa do consumidor adianta que, "para perceber se as campanhas de pré-Black Friday deste ano estão a utilizar estratégias que possam confundir o consumidor, e se os preços anunciados são um bom negócio", no dia 2 de novembro, "analisou, com recurso à ferramenta Comparar Preços, algumas das campanhas que já estão a decorrer em lojas online".
Leia Também: Tem dívidas ao Fisco? Pode saber aqui (e pedir para pagar em prestações)