Em causa está a campanha "Embrulhe, pf!", ao abrigo da qual foram distribuídas duas mil embalagens pelos cerca de 40 restaurantes aderentes à iniciativa.
O diretor-geral da AEB, Rui Marques, estima que em pouco tempo se "evite o desperdício de cerca de uma tonelada de alimentos confecionados".
"Queremos desmistificar o ato de pedir para levar as sobras para casa, sensibilizando os consumidores para tomar esta atitude responsável no seu dia a dia, contribuindo para a sustentabilidade ambiental e também para a sua sustentabilidade financeira", referiu Rui Marques, na apresentação da iniciativa.
Por outro lado, o objetivo é sensibilizar os empresários para darem continuidade a este contributo, "assumindo um compromisso ambientalmente e socialmente responsável e distinguindo-se assim positivamente no seu mercado".
Sublinhando os valores "preocupantes" registados a nível nacional no que ao desperdício alimentar diz respeito, o responsável da AEB salientou a pertinência da iniciativa, pela consciencialização e sensibilização de dois importantes públicos, nomeadamente clientes e empresários.
Rui Marques lembrou que são desperdiçados cerca de dois milhões de toneladas de comida por ano em Portugal e que o desperdício alimentar em casa custa quase 30 euros mensalmente a cada português.
Esta iniciativa foi lançada no âmbito da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos.
Na apresentação do projeto esteve também presente o vereador Altino Bessa, que deu conta que a Câmara e a AEB se associaram ao projeto 'ReBottle', da associação Agir pelo Planeta, que tem como objetivo promover a reutilização de garrafas de vinho provenientes da restauração.
Assim, será realizada uma recolha das garrafas por profissionais qualificados, de forma periódica, prolongando o seu tempo de vida antes de ir para a reciclagem, dando-lhe novos usos.
"Braga é contra o desperdício alimentar", afirmou Altino Bessa.
Leia Também: Mais de 20 novos restaurantes que tem de visitar. Aceita o 'convite'?