O governador do Banco de Portugal (BdP) disse esta quarta-feira que o Relatório de Estabilidade Financeira de novembro de 2023 sinaliza "riscos e vulnerabilidades" da banca, tal como é habitual. Além disso, avisou que a taxa de juro real vai continuar a subir nos próximos meses.
Em conferência de imprensa, Mário Centeno sublinhou que se espera que o ciclo de subida das taxas de juro possa "num futuro próximo" inverter-se, "mais do que continuar", dada a desaceleração da taxa da inflação.
Porém, "a taxa de juro real vai continuar a subir nos próximos meses", alertou o governador do BdP. "É preciso que todos tenhamos isso em mente", avisou.
Riscos para estabilidade financeira aumentaram
O BdP considerou hoje que aumentaram os riscos para a estabilidade financeira devido à economia e à recente crise política, segundo o relatório de estabilidade.
De acordo com o Banco de Portugal, o crescimento dos riscos reflete o aumento das taxas de juro, o abrandamento da economia e, "mais recentemente, a incerteza política".
O BdP diz que os principais riscos e vulnerabilidades para a estabilidade financeira são a pressão sobre as contas, a dificuldade das famílias e empresas pagarem dívidas e a baixa de preços das casas.
Hoje, a partir das 11h00, acompanhe em direto a conferência de imprensa do .@bancodeportugal da apresentação do Relatório de Estabilidade Financeira de novembro de 2023.https://t.co/oNHIOiXGOK
— Banco de Portugal (@bancodeportugal) November 22, 2023
[Notícia atualizada às 11h16]
Leia Também: Tribunal Geral da UE confirma decisão de resolução do Banco Popular