Face a setembro, a produção abrandou 0,4%, mês em que este indicador já tinha recuado 1,3% em cadeia, marcando, assim, o quinto mês consecutivo de quedas.
Uma comparação trimestral, menos volátil, constatou que a produção foi 1,9% inferior no período entre agosto e outubro deste ano relativamente aos três meses anteriores.
Em outubro deste ano, a produção da indústria excluindo energia e construção recuou 0,5% em cadeia, após ajustamento sazonal e de calendário.
Já a produção de bens de equipamento baixou 1,0% face ao mês anterior, enquanto a produção de bens intermédios caiu 0,4%. A produção de bens de consumo aumentou 0,4% no mês.
Fora da indústria, a produção de energia aumentou 7,1% em outubro de 2023, enquanto a produção na construção recuou 2,2% no mesmo período.
"A descida observada em outubro de 2023 deve-se, em grande parte, ao desempenho do setor da 'construção de máquinas e equipamentos'. A produção neste setor diminuiu 6,3% em relação ao mês anterior, após ajustamento sazonal e de calendário", refere a Destatis em comunicado, que acrescentou que o setor automóvel subiu 0,7%.
Leia Também: Alemão detido em Portugal tinha perdido emprego por recusar usar máscara