"O turismo internacional está no bom caminho para recuperar quase 90% dos níveis pré-pandemia até ao final do ano", lê-se numa nota da OMT.
Entre janeiro e setembro, 975 milhões de turistas viajaram internacionalmente, mais 38% face ao mesmo período de 2022.
Os dados da OMT revelam também que no terceiro trimestre, os destinos internacionais tiveram um aumento de 22% no número de turistas, relativamente ao período homólogo.
Entre janeiro e setembro, o turismo recuperou em 87% os níveis pré-pandemia.
A organização espera que as receitas atinjam até 1.400 milhões de dólares (cerca de 1.295 milhões de euros) em 2023.
Em 2019, registaram-se 1.500 milhões de dólares.
Por mercado, o Médio Oriente lidera a recuperação, até setembro, com as chegadas 20% acima dos níveis verificados antes da pandemia.
"O Médio Oriente continua a ser a única região do mundo que ultrapassou os níveis pré-pandemia, neste período. As medidas de facilitação de vistos, o desenvolvimento de novos destinos, os investimentos em novos projetos relacionados com o turismo e a realização de grandes eventos contribuem para sustentar este notável desempenho", assinalou.
A Europa, por sua vez, recebeu 550 milhões de turistas internacionais, neste período, o que equivale a 94% dos níveis pré-pandemia.
Já África recuperou 92% dos seus visitantes nos primeiros nove meses do ano, enquanto a Ásia e o Pacífico atingiram 62% dos níveis pré-pandemia.
"Os dados mais recentes da OMT mostram que o turismo internacional recuperou, quase totalmente, da crise sem precedentes da covid-19, com muitos destinos a ultrapassar", em termos de chegadas e receitas, os valores somados antes da pandemia, assinalou, citado no mesmo documento, o secretário-geral desta organização Zurab Pololikashvili.
Leia Também: Turismo. Proveitos acumulados até outubro já superam o total de 2022