Estados disputam apoio da Comissão a nuclear ou renováveis, como Portugal

Um grupo de 11 Estados membros da União Europeia apelou hoje à próxima Comissão Europeia para colocar a energia nuclear em pé de igualdade com as renováveis para atingir a neutralidade carbónica em 2050.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
19/12/2023 23:04 ‧ 19/12/2023 por Lusa

Economia

Comissão Europeia

Mas outro grupo, também com 11 Estados, entre as quais Portugal, reclamou uma aceleração das energias renováveis, o que realçou as divisões europeias a propósito deste assunto estratégico.

"A próxima Comissão (...) deveria lançar um exame amplo das opções de financiamento, incluindo o Banco Europeu de Investimento, para os projetos e as tecnologias que contribuam para o nosso objetivo de neutralidade carbónica, sem discriminação entre as alternativas energéticas isentas de fósseis", defenderam os integrantes do grupo, designado Aliança do Nuclear, a saber, França, Bulgária, Croácia, Finlândia, Hungria, Polónia, República Checa, Roménia, Eslováquia e Suécia.

Paralelamente a este apelo, o outro grupo, designado Amigos das Renováveis, que integra Portugal, reclamou a aceleração do desenvolvimento das energias renováveis e apresentou várias propostas.

Em particular, pretende o desenvolvimento de interconexões das redes elétricas entre os países europeus e de um mercado interno de energia, incluindo o hidrogénio renovável.

Apelou ainda à sustentação do crescimento das energias renováveis nos Estados vizinhos e à criação de 'corredores de energia verde' para os ligar à UE.

Ale, de Portugal, este grupo integra também Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta e Países Baixos.

Depois das eleições europeias em junho, vai ser nomeado um novo Executivo da UE para um mandato de cinco anos.

Leia Também: Ambientalistas identificam problemas na exploração de energia renovável

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas