EDP Comercial reduz em 21% a componente 'energia' nas tarifas para 2024
A EDP Comercial vai reduzir, a partir de janeiro, a componente 'energia' em 21% face às "condições mais favoráveis" do mercado e para mitigar o aumento das tarifas de acesso às redes, disse à Lusa a empresa.
© iStock
Economia EDP Comercial
"Devido às condições mais favoráveis nos mercados de energia nas últimas semanas e para mitigar o impacto do aumento das tarifas de acesso às redes publicadas pelo regulador [a ERSE], a EDP Comercial decidiu reforçar a redução da componente denominada 'Energia e Estrutura Comercial", disse à Lusa fonte oficial da elétrica.
De acordo com a EDP, a partir de janeiro, esta componente vai recuar 21% face ao valor atual, sem antecipar as tarifas finais que serão divulgadas até ao início de 2024.
Em 15 de novembro, a EDP tinha anunciado uma descida de 15% nesta componente das tarifas do próximo ano.
O preço da eletricidade vai aumentar em 3,7% em janeiro, no mercado regulado, face a dezembro, um valor superior ao que a ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos previa em outubro.
Assim, para as tarifas transitórias de venda a clientes finais, para os "que permaneçam no mercado regulado (que representam 6,3% do consumo total e 936 mil clientes, respeitantes ao final de outubro de 2023), ou que, estando no mercado livre, tenham optado por tarifa equiparada", a variação entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024 atinge os 3,7%.
No que diz respeito à variação média anual das tarifas transitórias de venda a clientes finais em Baixa Tensão Normal (BTN) esta é de 2,9%, sendo que "estes acréscimos estão em linha com a inflação prevista para 2024, o que representa uma variação nula em termos reais", indicou o regulador, em comunicado.
Leia Também: Mercado livre de eletricidade ganha quase 8.600 novos clientes
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com