A Segurança Social esclareceu que o pagamento do apoio à renda - e respetivo reforço - é pago por referência ao mês anterior, o que significa que só em fevereiro será pago o valor de janeiro. Em declarações ao Notícias ao Minuto, fonte oficial do Instituto da Segurança Social (ISS) negou, por isso, qualquer atraso.
"Não há qualquer atraso no pagamento do apoio à renda e na respetiva atualização para 2024. O pagamento do apoio à renda é efetuado por referência ao mês anterior, o que significa que, em janeiro de 2024, é pago o valor referente a dezembro de 2023", disse aquela fonte.
Significa isto que a "atualização para 2024 será efetuada em fevereiro relativamente ao mês de janeiro de 2024 e assim sucessivamente".
O pagamento deste apoio este mês começou a ser pago no dia 5 de janeiro, indicou a mesma fonte ao Notícias ao Minuto.
Na sexta-feira, recorde-se, o Diário de Notícias deu conta que os serviços da Segurança Social ainda não sabiam, até ao dia anterior, em que data seria processado o acréscimo de 4,9% no apoio extraordinário às rendas.
Para atenuar o esforço dos inquilinos com este aumento esperado para 2024, o apoio à renda foi alargado em 4,94%. Em causa está um reforço do subsídio atribuído a famílias com uma taxa de esforço superior a 35% com o pagamento da renda.
Esta, refira-se, é uma medida que consta no Orçamento do Estado para 2024 e abrange cerca de 185 mil inquilinos.
De recordar que as rendas podem ser atualizadas em 6,94% em 2024, o valor mais alto desde 1994, com a subida a ser parcialmente atenuada pelo reforço do apoio aos inquilinos e da parcela das rendas que pode reduzir o IRS.
[Notícia atualizada às 09h20]
Leia Também: Afinal, quanto pode aumentar uma renda de 500€ em 2024? E uma de 750€?