Portugal é o terceiro país europeu com mais problemas de pontualidade nos voos, indica um estudo da AirHelp, divulgado na terça-feira.
Só em 2023, mais de 80 mil voos sofreram algum tipo de perturbação - cancelamento ou atraso - afetando mais de 11 milhões de passageiros, ou seja, 36% dos mais de 32 milhões que viajaram a partir de Portugal.
"De acordo com a análise realizada pela AirHelp, dos países europeus com maior tráfego aéreo, Portugal é dos que apresenta uma maior taxa de voos atrasados. (...) Tendo em conta estes números, mais de 770 mil passageiros tornaram-se elegíveis na obtenção de compensações, de acordo com o Regulamento CE 261/2004", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Na Europa, mais de 230 milhões de passageiros sofreram perturbações nos voos no ano passado, lê-se no mesmo comunicado.
Qual a situação do resto dos países?
"Malta encabeça a lista dos países com mais passageiros afetados por atrasos e cancelamentos: mais de três milhões de passageiros passaram por este país europeu e apenas 60% pode desfrutar do seu voo sem incidentes. Em segundo lugar, encontra-se a Turquia: dos mais de dois milhões de passageiros que voaram a partir da Turquia, 61% registou algum tipo de perturbação no seu voo. O pódio termina com a presença de Portugal", pode ler-se.
Do lado contrário, e do ponto de vista da pontualidade, "a Lituânia, a Noruega e a Albânia destacam-se pelo bom desempenho dos seus aeroportos. 80% dos 2 milhões de passageiros que apanharam um voo da Lituânia chegaram ao seu destino a tempo; dos 28 milhões de passageiros que voaram a partir de aeroportos noruegueses, 79,4% partiram a tempo; e o mesmo aconteceu com 78,8% dos 2,5 milhões de passageiros que iniciaram a sua viagem na Albânia".
Leia Também: Metro do Porto vai ganhar oito novas estações. Veja aqui o plano