O Instituto da Segurança Social (ISS) anunciou que começa a ser pago esta terça-feira, dia 23 de janeiro, o Rendimento Social de Inserção (RSI), com o aumento do valor de referência previsto para este ano.
"Começa amanhã [esta terça-feira] a ser pago o Rendimento Social de Inserção (RSI). Em 2024, o valor de referência do RSI aumenta 28,14 euros por mês, passando para o montante mensal de 237,25 euros", revelou o ISS numa publicação na rede social X (antigo Twitter).
Quem recebe?
A Segurança Social recorda que o RSI é um "apoio criado para proteger pessoas ou famílias que se encontram em situação de pobreza extrema, conjugada com um programa para a respetiva inserção social de quem beneficia do rendimento".
- Se viver sozinho ou sozinha: A soma dos seus rendimentos mensais não pode ser igual ou superior a 237,25 €.
- Se viver com familiares: A soma dos rendimentos mensais de todos os elementos do agregado familiar não pode ser igual ou superior ao valor máximo de RSI, calculado em função da composição do agregado familiar.
Começa amanhã a ser pago o Rendimento Social de Inserção (RSI). Em 2024, o valor de referência do RSI aumenta 28,14 euros por mês, passando para o montante mensal de 237,25 euros.
— Instituto da Segurança Social (@seg_social_pt) January 22, 2024
Saiba mais: https://t.co/0XDNgdtbsd#segurançasocial #RSI #Rendimento #solidariedade #Apoios pic.twitter.com/j5ooYxn8RN
Leia Também: Açores reduziu beneficiários do RSI entre 2020 e outubro de 2023