O desconto automático nos medicamentos para idosos com Complemento Solidário para Idosos (CSI) abrangeu mais de 136 mil pessoas, quase cinco meses após a introdução da medida, segundo revelou, esta segunda-feira, o Instituto da Segurança Social (ISS).
"São mais de 136 mil os cidadãos beneficiários do Complemento Solidário para Idosos (CSI) que já usufruíram do desconto automático de 50% no ato da compra de medicamentos comparticipados", lê-se numa nota a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Segundo o ISS, em janeiro de 2024, "cerca de 138 mil pessoas recebiam CSI, ou seja, mais de 98% do universo de beneficiários já usufruíram do desconto automático na compra de medicamentos".
Recorde-se que com a implementação desta medida, que está em vigor desde 25 de setembro, os beneficiários do CSI deixaram de ter de apresentar a fatura de aquisição dos medicamentos no centro de saúde e de aguardar pelo processamento e pagamento do reembolso, juntamente com a pensão e o CSI.
Além do apoio nos medicamentos, a Segurança Social recorda que os beneficiários do CSI têm direito a outros benefícios adicionais de Saúde, nomeadamente o reembolso das despesas com a aquisição de óculos e lentes, reembolso com a aquisição de próteses dentárias removíveis e acesso, de forma gratuita, às consultas de dentista/estomatologista, através do cheque-dentista.
[Notícia atualizada às 09h40 do dia 20 de fevereiro de 2024.]
Leia Também: Fiéis, jovens e idosos. Um retrato breve dos eleitores por partido