"O preço eficiente registou uma atualização, face à semana passada, de -1,2% para a gasolina e de -2,2% para o gasóleo", lê-se no relatório semanal da ERSE "Combustíveis - Supervisão de Preços".
Esta evolução foi justificada com a variação semanal das cotações internacionais de gasolina 95 simples em -2,4% e do gasóleo simples em -3,9%.
Pesou ainda a atualização do valor do sobrecusto da incorporação de biocombustíveis na gasolina 95 simples e relativo ao gasóleo simples em -3,6% e 5,0%, respetivamente.
Nesta semana, o preço eficiente antes de impostos é de 0,844 euros por litro para a gasolina 95 simples e de 0,932 euros por litro no caso do gasóleo simples.
Já após impostos, o preço eficiente situa-se em 1,750 euros por litro para a gasolina 95 simples e em 1,691 euros por litro para o gasóleo simples.
O preço eficiente tem em conta o valor dos combustíveis nos mercados internacionais de referência, os respetivos fretes marítimos, a logística primária, os sobrecustos com a incorporação de biocombustíveis, a componente do retalho e os impostos.
Por sua vez, a média dos preços de venda ao público anunciados nos pórticos ficou, em comparação com a semana anterior, 1,2 cêntimos por litro acima do preço eficiente no caso da gasolina 95 simples e 0,4 cêntimos por litro no gasóleo simples.
A gasolina 95 simples foi assim anunciada nos pórticos 0,7% acima do preço eficiente e o gasóleo simples foi anunciado 0,2% acima do preço eficiente.
"No que respeita aos preços com descontos, publicados pela DGEG [Direção-Geral de Energia e Geologia], a gasolina 95 simples e o gasóleo simples apresentaram um desfio face ao preço eficiente de -2,0% e de 3,9%, respetivamente", acrescentou.
De acordo com o mesmo documento, estas estimativas situam-se em -3,5 cêntimos por litro para a gasolina 95 simples e em -6,5 cêntimos por litro no gasóleo simples, abaixo dos respetivos preços eficientes.
Leia Também: Bolsonaro denuncia ser alvo de perseguição política em manifestação