O prazo para validar as faturas do IRS, que terminada na segunda-feira, foi prolongado até quarta-feira, dia 28 de fevereiro, depois dos vários constrangimentos que se registaram no acesso ao Portal das Finanças. O anúncio foi feito pelo Ministério das Finanças.
"Na sequência do elevado número de acessos ao e-Fatura do Portal das Finanças no dia de ontem, em virtude do fim do prazo legal para a verificação e validação de faturas para efeitos do IRS de 2023, levando a constrangimentos e limitações pontuais de acesso, o Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Nuno Santos Félix, decidiu prorrogar por dois dias o prazo de verificação e comunicação de faturas", pode ler-se num comunicado da tutela enviado às redações.
O novo prazo termina, assim, no final do dia 28 de fevereiro, pelo que os contribuintes ainda podem validar faturas do ano passado até amanhã.
"Assim, a classificação de faturas permanece disponível no Portal das Finanças até ao termo daquele prazo. No caso da app e Fatura para dispositivos móveis estão em curso as alterações técnicas para permitir idêntica funcionalidade até ao fim do prazo referido", pode ler-se.
Este alargamento, explica a tutela, "não tem efeito nos prazos de reclamação prévia dos valores apurados pela Autoridade Tributária nem de entrega da declaração modelo 3 de IRS, que se mantém".
A entrega do IRS, refira-se, arranca a 1 de abril.
[Notícia atualizada às 12h53]
Leia Também: Prazo do IRS, clientes MEO e mais: Os 5 temas que marcam esta 3.ª-feira