Saldo orçamental (em janeiro) positivo, mas inferior ao de 2023
O Estado registou um excedente de 1.177 milhões de euros em janeiro, valor que reflete um decréscimo de 934 milhões de euros face ao mesmo mês do ano anterior, anunciou hoje o Ministério das Finanças.
© Shutterstock
Economia Ministério das Finanças
A Direção Geral do Orçamento (DGO) divulgou hoje a síntese da execução orçamental em contas públicas de janeiro, dando conta de que, na ótica da contabilidade pública, as administrações públicas registaram um saldo orçamental de 1.177 milhões de euros em janeiro de 2024, apresentando um decréscimo face ao período homólogo de 934 milhões de euros.
Em comunicado, o Ministério das Finanças, liderado por Fernando Medina, assinala que, apesar de se manter em terreno positivo, o saldo orçamental foi "inferior" ao do primeiro mês do ano passado, o que reflete uma subida da despesa acima da receita, com a receita fiscal a registar mesmo uma quebra homóloga de 8,0%.
"A variação do saldo face a janeiro de 2023 reflete uma ligeira melhoria da receita efetiva de 0,4%" e "um aumento da despesa efetiva de 15,7%", refere o comunicado que antecede a divulgação da síntese da execução orçamental pela Direção-Geral do Orçamento (DGO).
Os dados divulgados hoje pelo Governo são na ótica da contabilidade pública, que difere da contabilidade nacional, divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e utilizada tradicionalmente nas comparações internacionais e na avaliação de Bruxelas.
[Notícia atualizada às 19h09]
Leia Também: OE2024. DGO divulga hoje execução orçamental de janeiro
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com