Estes dados constam de um estudo elaborado pelo IAB Spain, em colaboração com Primetag e hoje divulgado, que destaca que o número de criadores de conteúdos com mais de 10.000 seguidores no Instagram e TikTok em Espanha cresceu 21% no último ano, atingindo os 207.000 influenciadores ativos.
Destes, 57.000 mencionam marcas e 10.000 mostram conteúdos patrocinados.
O estudo assenta numa análise a mais de 184 milhões de publicações em ambas as plataformas e mostra que a rede social de vídeos curtos TikTok registou um aumento de 72% na geração de conteúdos por parte de influenciadores espanhóis, contra 67% de subida no Instagram.
Dos 165 milhões de euros que as empresas investiram em publicidade através de influenciadores no ano passado - um canal publicitário que não para de crescer até ofuscar outros canais mais clássicos -, cerca de 85 milhões foram através do TikTok e 80 milhões através do Instagram.
No 'branded content' (conteúdo que promove as marcas que aparecem nos vídeos dos 'influencers'), o TikTok cresceu 79% homólogos, enquanto o Instagram liderou o aumento do 'conteúdo patrocinado' (conteúdo patrocinado por uma marca), com mais 100% de conteúdos face a 2023.
Leia Também: Detido em Espanha "perigoso 'hacker'" suspeito de atacar NATO e EUA