Há vários contribuintes que dizem estar a receber cartas da Autoridade Tributária (AT) para regularizarem o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), que dizem ter pago no tempo que era devido. As Finanças adiantam, contudo, que o valor tem mesmo de ser pago e não esclarecem a situação.
"Na semana passada, apareceram três cartas do IMI para serem pagas durante o mês que vem. Nós achamos esquisito. Fomos ver, estava tudo pago (...) Fomos às Finanças, eu e a minha sogra. A própria funcionária não sabia o que se estava a passar", disse António Ferro, em declarações à SIC Notícias.
António explicou ao mesmo canal que as Finanças não têm uma justificação para o envio destas cartas, mas foi dito à família que pode estar relacionado com o facto de não terem reportado o falecimento do sogro ao Fisco. Contudo, António diz ter provas de que tudo feito de acordo com a lei.
Certo é que, apesar das provas, a idosa vai ter de pagar, de uma vez, quase 400 euros e a família recebeu ainda um aviso de que caso o valor não seja liquidado até ao final de abril serão cobrados juros e a dívida aumentará.
Ou seja, a solução, no momento, passa mesmo por pagar o valor e as Finanças explicam que o dinheiro será depois devolvido, mas não adiantam uma data.
Ainda segundo o mesmo canal, que questionou fonte da AT e não obteve uma resposta, há outras pessoas na mesma situação, sendo que a maioria são idosos e todos os casos estavam relacionados com o falecimento de familiares.
Leia Também: Quem está dispensado de entregar o IRS este ano? Fisco esclarece