A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) considera que a tradicional limpeza de primavera é uma ótima oportunidade para manter a sua casa sustentável, permitindo até fazer algum dinheiro com artigos que não utiliza ou poupar com a adoção de hábitos mais sustentáveis.
Nesta senda, a DECO dá, em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, algumas dicas para uma limpeza de primavera mais ecológica. Fique a par:
- Desapego sustentável: Em vez de deitar fora o que já não usa, pense em doar, vender ou trocar. Esta ação reduzirá a quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários e dará uma nova vida aos objetos que ainda estão em boas condições.
- Utilize produtos de limpeza amigos do ambiente: Opte por produtos de limpeza biodegradáveis, não tóxicos e feitos com ingredientes naturais. Experimente fazer os seus próprios produtos de limpeza com ingredientes como vinagre, bicarbonato de sódio e sumo de limão.
- Minimize o desperdício: Ao limpar, procure reduzir a quantidade de materiais descartáveis utilizados. Escolha, por exemplo, panos de limpeza reutilizáveis.
- Avalie a eficiência energética: Apoveite a limpeza para verificar se os aparelhos elétricos funcionam corretamente e se consomem eficientemente energia. Limpe os filtros do ar condicionado e ventilação para garantir um melhor desempenho.
- Reduza o consumo de água: Minimize o uso excessivo de água, reutilizando, por exemplo, a água da limpeza interior para lavar as áreas externas.
- Organize e reutilize: Antes de decidir comprar novos artigos para arrumação, considere reutilizar o que tem em casa. Caixas, potes de vidro e cestos podem ser excelentes opções para organizar os seus pertences sem a necessidade de comprar novos produtos.
- Recicle corretamente: Enquanto limpa e descarta, certifique-se de que separa os materiais recicláveis dos resíduos orgânicos e não recicláveis.
Leia Também: Bolsa de Lisboa em alta com CTT a subir mais de 2,5%