Na hora da despedida, já que o Executivo atual está mesmo de saída, o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social destacou a evolução do salário mínimo nacional (SMN) ao longo dos últimos anos, apontando para o "maior aumento de sempre".
"Valorizámos os salários, promovendo o maior aumento de sempre do salário mínimo nacional. Em 2024, o valor foi aumentado para 820 euros, o que representa uma subida de 315 euros, por mês, face a 2015", pode ler-se numa publicação da tutela nas redes sociais.
Em 2015, recorde-se, o salário mínimo era de 505 euros, conforme recorda o Governo no gráfico que se segue:
Valorizámos os salários, promovendo o maior aumento de sempre do Salário Mínimo Nacional. Em 2024, o valor foi aumentado para 820 euros, o que representa uma subida de 315 euros, por mês, face a 2015. #MTSSS #XXIIIGoverno #saláriomínimonacional #trabalho pic.twitter.com/MVRq1fARRe
— Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (@trabalho_pt) March 26, 2024
Numa outra publicação, o Executivo recorda também que atualizou as "comparticipações às Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI), acompanhando o aumento dos custos de funcionamento que as instituições do Setor Social e Solidário enfrentam. Entre 2015 e 2024, o reforço foi de 58%".
Além disso, num outro 'post', diz ter assumido "como prioridade o investimento no reforço dos rendimentos das pessoas com deficiência, através do aumento da Prestação Social para a Inclusão (PSI) e do Complemento":
Assumimos como prioridade o investimento no reforço dos rendimentos das pessoas com deficiência, através do aumento da Prestação Social para a Inclusão (PSI) e do Complemento. #MTSSS #XXIIIGoverno #Inclusão #Solidariedade #Apoios pic.twitter.com/dGRh7mzMyZ
— Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (@trabalho_pt) March 26, 2024
Leia Também: Bolsa de Lisboa abre a subir 0,02%