Moçambique quase duplica fornecimento de eletricidade à Zâmbia para 90MW

A Eletricidade de Moçambique (EDM) vai aumentar o fornecimento de eletricidade à congénere ZESCO, da Zâmbia, de 50 para 90 MegaWatts (MW), conforme adenda ao contrato inicial, anunciou hoje a elétrica estatal moçambicana.

Notícia

© shutterstock

Lusa
05/04/2024 16:32 ‧ 05/04/2024 por Lusa

Economia

EDM

"Não só pretendemos transacionar mais volumes de energia elétrica, mas também estabelecer parcerias no setor, bem como gerar confiança necessária para melhorar as trocas comerciais", afirmou o presidente do conselho de administração da EDM, Marcelino Gildo Alberto, citado num comunicado da elétrica moçambicana.

Acrescentou que a EDM "está em prontidão para suprir o défice de energia elétrica que a Zâmbia vive neste momento", devido à estiagem que afeta as suas barragens hidroelétricas e a capacidade de geração de energia.

De acordo com a elétrica moçambicana, na quinta-feira foi assinada em Lusaka uma adenda ao contrato com a ZESCO, celebrado há um ano em Luanda, para compra e venda de energia elétrica ao país vizinho, passando dos 50 MW acordados inicialmente para 90 MW "firmes" e "válidos para as horas do vazio".

Marcelino Gildo Alberto referiu que "a médio prazo deverá ser executada a Linha de Interligação" de 400kV, entre Moçambique e a Zâmbia, infraestrutura que integra a "lista dos projetos e prioritários para aprimorar as trocas comerciais diretas de energia em grandes volumes entre os dois países", bem como para o mercado da SAPP (Southem African Power Pool).

A EDM acrescenta que esta interligação entre Moçambique e a Zâmbia vai permitir a troca "rápida" de cerca 2.000MW de energia elétrica para o mercado regional, a partir de 2030, beneficiando nomeadamente a Zâmbia, "onde a procura por energia elétrica está a aumentar de forma exponencial, especialmente no setor mineiro".

Leia Também: Falha demorada de luz? Sindicato lamenta, culpa EDP (e deixa aviso)

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas